fbpx

Menu

A Ginástica para Todos: Um universo… de virtudes

A Ginástica para Todos: Um universo… de virtudes

A história da Ginástica confunde-se com a história do Desporto, e talvez por isso seja uma modalidade de formação base, que reúne, em si, inúmeras características e valências que potenciam o desenvolvimento uniforme das capacidades físicas do homem. 

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) considera e regulamenta as seguintes disciplinas gímnicas, Ginástica para Todos, Ginástica Artística Masculina e Feminina, Ginástica Rítmica, Ginástica de Trampolins, Ginástica Acrobática e Ginástica Aeróbica. No seio da European Gymnastics existe ainda a disciplina de Teamgym. 

A Ginástica para Todos é também reconhecida pela FIG, como a disciplina base de todas as disciplinas da Ginástica e define-a como “um conjunto de atividades adequadas para todos os géneros, idades, habilidades e raízes culturais”. 

O foco das atividades de GpT é a Alegria, a Forma Física, os Fundamentos Técnicos e a Amizade, podendo envolver ginástica com ou sem aparelhos e ginástica e dança. 

A competição procura o desenvolvimento da Ginástica, promovendo modelos e quebrando o que se pensava ser os limites. No entanto, outras vertentes da Ginástica promovem outras competências que enriquecem o praticante através de experiências marcantes para a vida, e que vão muito para além das medalhas e dos recordes da competição. 

Os eventos são a maior expressão da GpT. Através dos festivais nacionais e internacionais, os eventos da GpT são abertos, integradores e inclusivos. Todos têm o seu lugar num evento de GpT, o importante é a realização pessoal e do seu próprio grupo. 

A nível nacional, a Federação de Ginástica de Portugal desenvolve anualmente 3 eventos: Gym for Life Portugal, Festival SeniorGym e o PortugalGYM. 

O Gym for Life Portugal é um evento de características únicas, que envolve um concurso entre os vários grupos participantes, com o objetivo final de encontrar o grupo que tenha realizado a melhor coreografia do evento. Este é um evento recente e que se tem desenvolvido ao longo dos anos, aproximando-se do evento internacional. No concurso geral os grupos estão divididos por categorias (Ginástica e Dança, Grande Grupo; Ginástica e Dança, Pequeno Grupo e Ginástica com Aparelhos) de acordo com o número de ginastas e a utilização de aparelhos, e onde receberão a Menção Ouro, Prata ou Bronze. Os melhores grupos de cada categoria passam à Gala onde irão concorrer entre todos para Menção Diamante. 

Um evento, bastante especial, é o SeniorGym – Festival de Ginástica, Saúde e Vida Ativa. Para participar neste evento a única condição é ter mais de 45 anos. A grande filosofia por de trás da organização do SeniorGym é a promoção da prática desportiva de um modo geral para uma população mais envelhecida, mas que nos dias de hoje devem ser desportivamente ativos. Durante um dia de evento os participantes têm a oportunidade de praticar novas atividades desportivas, de visitar uma cidade e de mostrar a sua melhor coreografia perante os restantes grupos participantes, num ambiente de grande festa entre todos. 

Mas o evento que incorpora todas as valências e virtudes da Ginástica para Todos é o PortugalGYM. Com uma participação superior a 3000 participantes, o PortugalGYM “invade” uma cidade durante 3 dias completos de atividades em diferentes espaços emblemáticos. Numa total partilha entre os participantes, fazem-se amizades, trocam-se experiências, apresentam-se os melhores exercícios e vivenciam-se momentos únicos, unidos por um interesse comum, a Ginástica. 

Não posso deixar de referir e enaltecer o trabalho e a realização de todos os eventos regionais e saraus locais quem têm sido impulsionadores do crescimento da Ginástica nos últimos anos. 

Internacionalmente podemos dividir os eventos, em eventos europeus e eventos mundiais. Existem ainda muitos e importantes festivais internacionais e que completam a rede de eventos de GpT. 

Iremos fazer uma breve apresentação dos eventos europeus: European Gym for Life Challenge, Eurogym e Golden Age Gym Festival são eventos tutelados pela European Gymnastics. 

O European Gym for Life Challenge é um concurso semelhante ao Gym for Life Portugal, mas que apenas teve ainda uma edição, e, portanto, encontra-se numa fase embrionária do seu potencial crescimento. 

O Eurogym, pelo contrário, é um evento já com grande tradição nos eventos internacionais e que reúne participantes entre os 10 e os 20 anos de idade e que durante 5 dias realizam inúmeros workshops, apresentam-se em diferentes palcos e partilham experiências com muitos outros ginastas de outras nacionalidades. Para além do Desfile/Cerimónia de Abertura e da Cerimónia de Encerramento que são momentos únicos num evento, existe também uma Gala que reúne os melhores grupos participantes e na qual Portugal tem estado sempre representado ao longo das várias edições. 

O Golden Age Gym Festival, por seu lado, reúne todas as atividades descritas no Eurogym, mas para participantes com mais de 55 anos de idade. É incrível que a idade avançada de muitos dos participantes não os impede de apresentarem coreografias incríveis e espetaculares. 

Passando para um patamar mundial, a FIG tutela os seguintes eventos: World Gym for Life Challenge e a World Gymnaestrada. 

O World Gym for Life Challenge é, à semelhança do evento nacional, um concurso entre grupos. Os grupos concorrem divididos em 4 categorias (dependendo do número de ginastas e da utilização ou não de aparelhos) e no final os melhores de cada categoria (Menção Ouro) concorrem pelo Troféu Bruno Grandi que será atribuído a apenas um grupo participante. De realçar que a próxima edição será organizada em Portugal, entre os dias 13 e 17 de julho de 2021, na cidade de Lisboa. 

A World Gymnaestrada é o último evento aqui apresentado, mas o mais antigo (a primeira edição teve lugar em 1953 em Roterdão – Holanda) e o maior de todos com uma média de participação nas últimas edições de 20.000 participantes. São os Jogos Olímpicos da GpT. 

Mais do que a componente e a magnitude desportiva, o que ressalta na participação de uma Gymnaestrada é a componente social e a componente humana que sobressaem em todas as experiências e vivências ao longo dos 7 dias de evento. Desde os mais novos, e que se vem pela primeira vez numa Gymnaestrada onde tudo é em grande dimensão, até ao ginasta mais experiente que pela 10ª vez participa no evento e, ainda assim, tudo é diferente e as experiências são vividas como se fosse a primeira vez, retirando o mesmo proveito social e pessoal. 

Participar numa Gymnaestrada é um momento único e que todos anseiam por essa experiência. Desgastante fisicamente, mas acima de tudo uma experiência para a vida. Com a periocidade de 4 em 4 anos, quando termina uma edição já estamos a pensar na próxima e a fazer planos para estar presente. 

MERCHANDISE

OUTROS ARTIGOS

Nutrição no Desporto

Nutrição no Desporto

A verdade é que uma alimentação saudável e equilibrada é o ponto de partida para obtermos o máximo desempenho físico. Tanto a nossa saúde como a nossa performance dependem da quantidade e da qualidade de alimentos ingeridos, da composição das refeições e do momento em que ocorre a ingestão.

Ler mais
Sem imagem disponível

Artigo sobre Ginástica

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Phasellus nec eleifend nisl. Donec ac turpis enim. Pellentesque a dignissim sem, vel vehicula eros. Aenean at

Ler mais
Sem imagem disponível

Artigo sobre Health & Fitness

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Phasellus nec eleifend nisl. Donec ac turpis enim. Pellentesque a dignissim sem, vel vehicula eros. Aenean at

Ler mais

Ginástica / Pandemia

Treinar em tempos de pandemia trouxe desafios às nossas vidas. O aparecimento do vírus Covid-19 tornou os nossos treinos mais complicados, uma vez que a

Ler mais

Subscreva a nossa newsletter